O chá verde é consumido há milhares de anos em países asiáticos. Originado de uma planta chamada Camellia sinensis, esse chá traz inúmeros benefícios para a saúde, já que é rico em substâncias antioxidantes e anti-inflamatórias. No que diz respeito à perda de peso, o chá verde emagrece mesmo, e pode ser utilizado para potencializar os efeitos de uma dieta saudável e da prática de exercícios físicos.
Chá verde emagrece mesmo: como funciona
Vários estudos científicos já demonstraram que o chá verde ajuda a diminuir a gordura corporal. Isso porque uma catequina chamada epigalocatequina galato (EGCG) atua estimulando algumas enzimas que são responsáveis por controlar o metabolismo das gorduras.
Essa catequina presente no chá verde incentiva as enzimas a quebrar as gorduras, assim, o organismo passa a utilizá-las de maneira mais eficaz, o que ajuda a emagrecer, já que as gorduras não ficarão depositadas no tecido adiposo.
Esse efeito do chá também contribui para diminuir os riscos do surgimento de doenças como hipertensão e diabetes.
Algumas pesquisas concluíram que as catequinas presentes no chá verde funcionam muito bem para prolongar a sensação de saciedade. Isso se deve à ação que elas exercem sobre os receptores de leptina, um hormônio que controla a sensação de saciedade. Assim, o chá verde emagrece porque também ajuda a diminuir a fome.
Além disso, o chá verde emagrece graças a sua capacidade de acelerar o metabolismo, e ele pode ser considerado um alimento termogênico.
Os polifenois presentes no chá verde têm a capacidade de inibir uma enzima, e juntos com a cafeína que faz parte da composição do chá, aumentam o seu poder de termogênese e sua capacidade de oxidação das gorduras. Esses efeitos proporcionam aceleração do metabolismo, maior queima de energia, e melhor utilização da gordura armazenada no corpo, o que resulta em emagrecimento.
Outros efeitos benéficos do chá verde
O chá verde emagrece mesmo, mas esse não é o único benefício que ele traz para a saúde.
1 – Ação antioxidante
As catequinas do chá verde tem ação antioxidante, e ajudam a combater os radicais livres presentes no organismo. Graças a esse poder antioxidante, o chá verde ajuda na prevenção de doenças graves como diabetes, câncer e doenças cardiovasculares. A ação antioxidante também combate o envelhecimento precoce da pele.
2 – Ajuda a combater o colesterol ruim
As catequinas EGCG ajudam a combater o colesterol ruim (LDL), isso porque elas reduzem a absorção do colesterol proveniente de alimentos. Algumas pesquisas demonstraram que alguns polifenois (taninos) presentes no chá verde também ajudam a reduzir o colesterol no organismo.
3 – Ajuda a melhorar o humor
O aminoácido L-teanina também está presente no chá verde. Esse aminoácido aumenta a produção de dopamina e serotonina no cérebro, sendo que esses dois neurotransmissores estão relacionados à sensação de bem-estar. Além disso, o aminoácido também aumenta a concentração de ondas alfa no cérebro, o que deixa a pessoa mais relaxada.
Os flavonoides do chá verde diminuem a ansiedade e o estresse.
4 – Melhora a digestão
O chá verde estimula a flora intestinal, melhorando a digestão. Isso reflete positivamente em todo o organismo, até mesmo na otimização do sistema imunológico.
Como preparar e como tomar o chá verde para emagrecer
Como vimos, o chá verde emagrece e traz vários outros benefícios para a saúde, portanto, compensa tomá-lo diariamente.
Sempre que for possível, você deve utilizar as folhas da planta, pois as versões em pó, em cápsulas e em saquinhos não preservam os nutrientes importantes e originais.
Como fazer
Para fazer o chá verde você não deve ferver a água, pois o calor excessivo pode acabar com os nutrientes.
Coloque 500 ml de água numa vasilha e leve ao fogo, deixe até começar a aparecer as primeiras bolhas. Retire do fogo e acrescente 2 colheres de sopa de folhas de chá verde. Tampe a vasilha e deixe ficar morno, depois coe e coloque o líquido em uma garrafa térmica. As propriedades benéficas do chá verde permanecem intactas por apenas 24 horas.
Como tomar
Os especialistas recomendam ingerir no máximo 2 xícaras de chá verde por dia. Se você ultrapassar essa quantidade, poderá sofrer com efeitos colaterais.
Efeitos colaterais do chá verde
O chá verde emagrece e é bom para a saúde, no entanto, quando tomado em excesso, ele pode provocar vários efeitos colaterais.
A cafeína presente no chá verde pode provocar insônia. Além disso, ela pode aumentar a secreção gástrica, o que pode provocar gastrite.
Grandes quantidades de chá verde também podem trazer prejuízos no que diz respeito à absorção de nutrientes como o cálcio e o ferro. Por causa desse efeito, você não deve tomar chá verde junto com as refeições.
Contraindicações do chá verde
Veja abaixo para quais grupos de pessoas o uso de chá verde é contraindicado:
- Pessoas com hipertireoidismo;
- Pessoas que sofrem com hipertensão, irritações gástricas e glaucoma;
- Gestantes;
- O chá verde pode interagir com alguns remédios, em especial com medicamentos que estimulam o sistema nervoso simpático, portanto, se você estiver tomando algum remédio, consulte seu médico antes de fazer uso do chá.
Considerações finais
O chá verde emagrece mesmo, no entanto, ele não é um milagre que fará você emagrecer rápido de uma vez por todas. Ele é útil para melhorar os efeitos dos exercícios físicos e de uma alimentação saudável e equilibrada. Portanto, não adianta tomar o chá e continuar se alimentando de maneira inadequada e seguindo uma rotina totalmente sedentária.
Chá verde emagrece mesmo? Como preparar e como tomar
Reviewed by Tiago Gomes
on
04:46
Rating: