Joseph Pilates
nasceu em 9 de Dezembro de 1883, na Alemanha. Devido a sua infância
marcada por sérios problemas de saúde, como bronquite, asma, raquitismo e
febre reumática, e por ser vítima de bullying, dedicou-se ao estudo do
corpo humano e à prática de exercício físico, motivado pela busca de um
físico mais desenvolvido e uma saúde melhor.
Por meio do seu empenho e do aprofundamento de seus conhecimentos em biologia, fisiologia, Yoga e artes marciais, Pilates foi capaz de criar a sua própria técnica. O método utilizado por ele foi baseado na contrologia, que nada mais é do que o controlo e coordenação completa e harmoniosa entre corpo, mente e espírito. Seu trabalho surgiu antes da Segunda Guerra Mundial, onde o desenvolveu com os soldados acamados tendo-se popularizado na década de 90, quando começou a ser adoptado por profissionais de saúde da área de reabilitação.
Como o próprio Pilates dizia, seu método estava 50 anos à frente do seu tempo.
Pilates é um método de exercícios físicos que busca a consciência corporal total, ou seja, nenhum músculo é considerado mais importante do que o outro. Poderíamos defini-lo como um trabalho progressivo e intenso, que promove força, flexibilidade e equilíbrio, atendendo a diversos públicos, respeitando a limitação e objetivo de cada um, em que o avanço é impressionante! Além disso a concentração e precisão que a modalidade exige, vai de encontro ao que a maioria das pessoas procura, exercitar-se de forma completa, não só o corpo mas também a mente.
Os
exercícios embora específicos são bastante simples e não têm número de
repetições pelo que não se torna cansativo. Os movimentos são contínuos e
o grau de dificuldade vai aumentado gradualmente.
A experiência com o Pilates, revela que os alunos nas primeiras aulas
sentem rapidamente os seus benefícios. Relatam sentir um alívio
imediato das tensões, relaxamento muscular e diminuição da ansiedade e
stress. A rápida percepção dos resultados tem incentivado um número cada
vez maior de praticantes, sendo hoje um dos métodos de condicionamento
físico que tem ganho mais adeptos no mundo.
Não existem contra-indicações, mas sim indicações para cada praticante de acordo com o nível de condição física, faixa etária e restrições de movimento ou patologias. Por isso é tão importante contar com o trabalho de um profissional que seja capaz de adaptar o método Pilates a cada necessidade particular.
Entre inúmeros benefícios, o método, promove a consciência corporal, melhora a força muscular e a coordenação motora, aumenta a flexibilidade, melhora a capacidade respiratória, corrige a postura, alivia as dores crónicas, define a silhueta, melhora a circulação sanguínea, combate o stress, e previne a incontinência urinária, bastante comum nos dias de hoje.
Esta prevenção deve-se ao controle e fortalecimento da musculatura pélvica. O Pilates é a única atividade completa quando se pensa em fortalecer todos esses grupos musculares associados de forma não invasiva.
As aulas de Pilates podem ser encontradas em academias, centros de fisioterapia, ou estúdios destinados à modalidade. Nas academias é mais comum que as aulas se realizem no solo com grandes grupos que podem ultrapassar os dez alunos por aula. Já nos estúdios podem encontram-se os grandes equipamentos de Pilates e as aulas podem ser individualizadas ou em grupos reduzidos de 1 a 4 alunos por instrutor.
A principal vantagem de frequentar um estúdio é o facto de ter um acompanhamento personalizado ou semi-personalizado, focado nas necessidades individuais. O profissional está atento aos avanços de cada praticante, ajustando o nível de dificuldade dos exercícios à sua adaptação física, conseguindo assim resultados mais rápidos e efetivos.
O principal cuidado ao escolher o local onde praticar passa pela existência de profissionais da área da saúde, regra geral fisioterapeutas ou educadores físicos capacitados e especializados em Pilates para que possam instruir os alunos.
Em caso de patologias (dores, lesões, pós-cirúrgico), deverá também haver uma avaliação e prescrição médica de um especialista para autorizar a prática dos exercícios.
Os exercícios de solo, também conhecidos por Mat Pilates são os mais tradicionais, que sempre com o foco principal na respiração, exigem mais força muscular, alongamento, controle e consciência corporal, uma vez que é utilizado o peso do próprio corpo para a execução dos mesmos.
Estes são praticados no solo, com ou sem o auxílio de alguns acessórios como as bolas, rolos, flex ring (anel flexível), theraband (faixas elásticas), discos de rotação e bases instáveis, que para além de ajudar também desafiam o aluno a desenvolver força, flexibilidade e capacidade proprioceptiva.
A bola suíça é utilizada como um acessório que permite aumentar o amplo repertório de exercícios de solo, com o objetivo principal de criar instabilidade na sua realização, promovendo assim o alinhamento, fortalecimento e isolamento dos músculos posturais. Tanto como no treino com os aparelhos de Pilates a bola pode dificultar e desafiar o nível de intensidade dos exercícios, assim como pode auxiliar a estabilidade da coluna sem interferir na sua execução. Apresenta vários tamanhos dependendo da altura dos praticantes.
O que torna estes aparelhos distintos é justamente o seu propósito de dar assistência ao desempenho de alguns exercícios. Todos os aparelhos de Pilates são multifuncionais e permitem a execução de mais de 500 movimentos diferentes.
A estrutura básica dos aparelhos é composta por molas, de diferentes resistências, que podem ser usadas de duas formas: elas podem reduzir o esforço que o praticante tem que fazer, carregando parte do peso corporal o que auxilia bastante no movimento e equilíbrio, ou por outro lado, dependendo da resistência escolhida, elas podem dificultar bastante o treino de força e torna-lo mais desafiante.
A grande diferença entre o solo e os aparelhos é o grau de dificuldade. Enquanto o solo exige mais controle e equilíbrio, por apresentar exercícios que utilizam o peso do próprio corpo, nos aparelhos as molas podem variar o grau de intensidade dos exercícios, de acordo com o nível do praticante. O ideal seria fazer as duas modalidades em conjunto para que a pessoa tenha alternativas de execução dos exercícios de maneira eficiente.
A prática de Pilates pode ajudar na perda de peso sim.
O Pilates é uma atividade neuromuscular que trabalha músculos, ossos e articulações de uma forma intensa. São utilizadas resistências para aumentar a força e a massa muscular ou massa magra. Este aumento estimula o metabolismo, o que provoca um maior gasto calórico, acelerando assim o processo de emagrecimento e favorecendo a obtenção de um corpo saudável e tonificado.
O trabalho muscular depende de variáveis como a sequência de movimentos, as repetições, a carga adotada, a alternância entre movimentos intensos e mais leves e o grau de apoio corporal que aliados à respiração aumentam o fluxo sanguíneo, acelerando o metabolismo. Um treino básico de 1 hora de Pilates, pode queimar entre 240 e 450 calorias, dependendo da intensidade com que o aluno realiza os exercícios. Por isso não sendo uma atividade física maioritariamente cardiovascular, é importante referir que a sua prática ajuda a construir e a manter massa muscular enquanto se perde peso.
Os exercícios de Pilates concentram-se na musculatura mais profunda da região abdominal, com foco no fortalecimento e na estabilização dos centros de força (core), sendo os resultados mais visíveis na diminuição da gordura localizada na região abdominal.
Num processo de perda de peso, recomenda-se a realização de 3 sessões por semana de cerca de 50 minutos. Contudo, o treino de pilates deve ser complementado por algum tipo de exercício aeróbio que aliado a um bom plano alimentar. Assim leva a uma mudança visível nas medidas corporais, inclusive uma significativa melhoria postural com resultados diretos na elegância corporal, o que melhora bastante a aparência física, após um mês de aulas.
Existe uma técnica para a execução dos movimentos, e um nível indicado para cada praticante e, se o indivíduo não tem uma boa consciência corporal, não conseguirá realizar de forma correta os exercícios propostos. Além disso, não existem dois corpos iguais.
A reacção que um corpo pode ter frente a alguns exercícios propostos por modelos de revistas ou DVDs depende do grau de preparação de quem está a realiza-los. O indivíduo pode achar que está a executar de forma correta, mas corre um sério risco de se aleijar ou lesionar, prejudicando a saúde do seu corpo, daí a enorme vantagem de ter alguém para orientar a forma mais correta e saudável de realizar movimentos com qualidade. Para além disso, lembre-se de que sendo uma atividade física, torna-se importante consultar um profissional de saúde para se certificar que está apto para a prática.
Para ver videos e fotos do método pilates em ação visitem a página de Facebook do Spot Pilates.
Este artigo foi escrito pela Joana Martins, que tem as seguintes qualificações:
Por meio do seu empenho e do aprofundamento de seus conhecimentos em biologia, fisiologia, Yoga e artes marciais, Pilates foi capaz de criar a sua própria técnica. O método utilizado por ele foi baseado na contrologia, que nada mais é do que o controlo e coordenação completa e harmoniosa entre corpo, mente e espírito. Seu trabalho surgiu antes da Segunda Guerra Mundial, onde o desenvolveu com os soldados acamados tendo-se popularizado na década de 90, quando começou a ser adoptado por profissionais de saúde da área de reabilitação.
Como o próprio Pilates dizia, seu método estava 50 anos à frente do seu tempo.
Pilates é um método de exercícios físicos que busca a consciência corporal total, ou seja, nenhum músculo é considerado mais importante do que o outro. Poderíamos defini-lo como um trabalho progressivo e intenso, que promove força, flexibilidade e equilíbrio, atendendo a diversos públicos, respeitando a limitação e objetivo de cada um, em que o avanço é impressionante! Além disso a concentração e precisão que a modalidade exige, vai de encontro ao que a maioria das pessoas procura, exercitar-se de forma completa, não só o corpo mas também a mente.
Não existem contra-indicações, mas sim indicações para cada praticante de acordo com o nível de condição física, faixa etária e restrições de movimento ou patologias. Por isso é tão importante contar com o trabalho de um profissional que seja capaz de adaptar o método Pilates a cada necessidade particular.
Benefícios do Pilates
Entre inúmeros benefícios, o método, promove a consciência corporal, melhora a força muscular e a coordenação motora, aumenta a flexibilidade, melhora a capacidade respiratória, corrige a postura, alivia as dores crónicas, define a silhueta, melhora a circulação sanguínea, combate o stress, e previne a incontinência urinária, bastante comum nos dias de hoje.
Esta prevenção deve-se ao controle e fortalecimento da musculatura pélvica. O Pilates é a única atividade completa quando se pensa em fortalecer todos esses grupos musculares associados de forma não invasiva.
“Seu corpo é seu maior bem, ele guarda e reflete sua alma. Cuide dele como se fosse uma pedra preciosa e nós o lapidaremos.”– Joseph Pilates
Aulas de Pilates em Academias e Estúdios
As aulas de Pilates podem ser encontradas em academias, centros de fisioterapia, ou estúdios destinados à modalidade. Nas academias é mais comum que as aulas se realizem no solo com grandes grupos que podem ultrapassar os dez alunos por aula. Já nos estúdios podem encontram-se os grandes equipamentos de Pilates e as aulas podem ser individualizadas ou em grupos reduzidos de 1 a 4 alunos por instrutor.
A principal vantagem de frequentar um estúdio é o facto de ter um acompanhamento personalizado ou semi-personalizado, focado nas necessidades individuais. O profissional está atento aos avanços de cada praticante, ajustando o nível de dificuldade dos exercícios à sua adaptação física, conseguindo assim resultados mais rápidos e efetivos.
O principal cuidado ao escolher o local onde praticar passa pela existência de profissionais da área da saúde, regra geral fisioterapeutas ou educadores físicos capacitados e especializados em Pilates para que possam instruir os alunos.
Em caso de patologias (dores, lesões, pós-cirúrgico), deverá também haver uma avaliação e prescrição médica de um especialista para autorizar a prática dos exercícios.
Mat Pilates, com Bola e Aparelhos
O Mat Pilates é a prática feita no solo, apenas com o peso do próprio corpo, ou com o auxílio de pequenos de acessórios. Já o “Studio” é o método exercido com aparelhos. Embora os dois proporcionem os mesmos resultados, o segundo é mais indicado para quem tem algum tipo de lesão muscular ou ósseo-esquelética, pois os aparelhos são adaptáveis a cada tipo físico.Pilates Sem Aparelhos
Os exercícios de solo, também conhecidos por Mat Pilates são os mais tradicionais, que sempre com o foco principal na respiração, exigem mais força muscular, alongamento, controle e consciência corporal, uma vez que é utilizado o peso do próprio corpo para a execução dos mesmos.
Estes são praticados no solo, com ou sem o auxílio de alguns acessórios como as bolas, rolos, flex ring (anel flexível), theraband (faixas elásticas), discos de rotação e bases instáveis, que para além de ajudar também desafiam o aluno a desenvolver força, flexibilidade e capacidade proprioceptiva.
A bola suíça é utilizada como um acessório que permite aumentar o amplo repertório de exercícios de solo, com o objetivo principal de criar instabilidade na sua realização, promovendo assim o alinhamento, fortalecimento e isolamento dos músculos posturais. Tanto como no treino com os aparelhos de Pilates a bola pode dificultar e desafiar o nível de intensidade dos exercícios, assim como pode auxiliar a estabilidade da coluna sem interferir na sua execução. Apresenta vários tamanhos dependendo da altura dos praticantes.
Pilates Com Aparelhos
O que torna estes aparelhos distintos é justamente o seu propósito de dar assistência ao desempenho de alguns exercícios. Todos os aparelhos de Pilates são multifuncionais e permitem a execução de mais de 500 movimentos diferentes.
A estrutura básica dos aparelhos é composta por molas, de diferentes resistências, que podem ser usadas de duas formas: elas podem reduzir o esforço que o praticante tem que fazer, carregando parte do peso corporal o que auxilia bastante no movimento e equilíbrio, ou por outro lado, dependendo da resistência escolhida, elas podem dificultar bastante o treino de força e torna-lo mais desafiante.
A grande diferença entre o solo e os aparelhos é o grau de dificuldade. Enquanto o solo exige mais controle e equilíbrio, por apresentar exercícios que utilizam o peso do próprio corpo, nos aparelhos as molas podem variar o grau de intensidade dos exercícios, de acordo com o nível do praticante. O ideal seria fazer as duas modalidades em conjunto para que a pessoa tenha alternativas de execução dos exercícios de maneira eficiente.
O Pilates Emagrece?
A prática de Pilates pode ajudar na perda de peso sim.
O Pilates é uma atividade neuromuscular que trabalha músculos, ossos e articulações de uma forma intensa. São utilizadas resistências para aumentar a força e a massa muscular ou massa magra. Este aumento estimula o metabolismo, o que provoca um maior gasto calórico, acelerando assim o processo de emagrecimento e favorecendo a obtenção de um corpo saudável e tonificado.
O trabalho muscular depende de variáveis como a sequência de movimentos, as repetições, a carga adotada, a alternância entre movimentos intensos e mais leves e o grau de apoio corporal que aliados à respiração aumentam o fluxo sanguíneo, acelerando o metabolismo. Um treino básico de 1 hora de Pilates, pode queimar entre 240 e 450 calorias, dependendo da intensidade com que o aluno realiza os exercícios. Por isso não sendo uma atividade física maioritariamente cardiovascular, é importante referir que a sua prática ajuda a construir e a manter massa muscular enquanto se perde peso.
Os exercícios de Pilates concentram-se na musculatura mais profunda da região abdominal, com foco no fortalecimento e na estabilização dos centros de força (core), sendo os resultados mais visíveis na diminuição da gordura localizada na região abdominal.
Num processo de perda de peso, recomenda-se a realização de 3 sessões por semana de cerca de 50 minutos. Contudo, o treino de pilates deve ser complementado por algum tipo de exercício aeróbio que aliado a um bom plano alimentar. Assim leva a uma mudança visível nas medidas corporais, inclusive uma significativa melhoria postural com resultados diretos na elegância corporal, o que melhora bastante a aparência física, após um mês de aulas.
Dá para Praticar Pilates em Casa?
O método Pilates fornece ferramentas necessárias para a educação da consciência, para que a pessoa possa cuidar mais de si mesma e beneficiar-se através da prática dos exercícios. É possível pratica-lo em casa, uma vez que utilizamos a força do próprio corpo na realização dos exercícios. Por vários motivos, isso não seria o ideal, pois o método exige uma respiração adequada e um determinado controle dos movimentos e alinhamento postural.Existe uma técnica para a execução dos movimentos, e um nível indicado para cada praticante e, se o indivíduo não tem uma boa consciência corporal, não conseguirá realizar de forma correta os exercícios propostos. Além disso, não existem dois corpos iguais.
A reacção que um corpo pode ter frente a alguns exercícios propostos por modelos de revistas ou DVDs depende do grau de preparação de quem está a realiza-los. O indivíduo pode achar que está a executar de forma correta, mas corre um sério risco de se aleijar ou lesionar, prejudicando a saúde do seu corpo, daí a enorme vantagem de ter alguém para orientar a forma mais correta e saudável de realizar movimentos com qualidade. Para além disso, lembre-se de que sendo uma atividade física, torna-se importante consultar um profissional de saúde para se certificar que está apto para a prática.
“Respeite o seu próprio ritmo. Não interessa o que você faz e, sim, como você faz. Poucos movimentos bem feitos realizados de forma correta e equilibrada valem por muitas horas de ginástica. Se aos 30 anos você está sem flexibilidade e fora de forma, você é um velho. Se aos 60 anos você é flexível e forte, você é um jovem.” – Joseph Pilates
Mais Informação Sobre o Método Pilates
Para ver videos e fotos do método pilates em ação visitem a página de Facebook do Spot Pilates.
Este artigo foi escrito pela Joana Martins, que tem as seguintes qualificações:
- Manager e Directora técnica Spot Pilates Studio, Lagos
- Licenciada em Educação Física e Desporto pela ULHT, Lisboa (2001-2006)
- Pós graduada em Saúde, Nutrição e Exercício pela ULHT, Lisboa (2006-2007)
- Mestrada em Exercício e bem-estar pela ULHT, Lisboa (2009-2012)
- Instrutora certificada Mat Pilates pelo Pilates Institute, Lisboa (2006)
- Instrutora certificada TAO Pilates, Instituto de Medicina do Esporte, Florianopolis (2013)
- Instrutora de Fitness CEF, Centro de Estudos de Fitness, Lisboa (2002)
Qual a Sua Experiência com Pilates?
E você já fez pilates? Tem alguma pergunta? Deixe o seu comentário!
Pilates Emagrece? Descubra os 11 Benefícios!
Reviewed by Tiago Gomes
on
06:23
Rating: