Como manter o peso e a saúde em dia durante o São João?

Com a chegada do período junino, começa aquela preocupação para quem segue dietas, seja ela para manter a forma ou por restrições exigidas por algum problema de saúde, como hipertensão e diabetes. A grande maioria dos pratos típicos da culinária junina, a exemplo dos mingaus, bolos, pamonha, pé de moleque, arroz doce e mungunzá têm no seu preparo ingredientes com grande teor calóricos, sempre muito ricos em gordura e açúcar.

Com tanta comilança, muitas pessoas exagerem e acabam perdendo o controle da dieta, ganhando alguns quilos, ou agravando um problema de saúde, ou também há aquelas que se privam, literalmente, de saborear as maravilhas da cozinha junina em favor do corpo e saúde perfeitos. Como fazer para aproveitar todas as guloseimas dos festejos juninos, manter a boa forma e a saúde em dia? Será que isso é possível?


De acordo com a nutricionista Marcela Mori, isso é possível desde que se tenha moderação na hora de consumir as guloseimas e que se tente substituir alguns produtos com menos calorias, gordura e açúcar no momento de preparo das iguarias. “Acredito que seria quase impossível não dar aquela beliscada nos quitutes juninos, mas dá para fazer essa culinária nas versões diet, substituindo, por exemplo, açúcar pelo adoçante e o leite integral pelo desnatado”, orienta.


Outra opção para ficar bem com a balança e com a saúde, segundo a nutricionista, é tentar se alimentar de refeições mais saudáveis como sanduíches naturais, sopa ou vitamina antes de sair para uma festa que vai estar recheada de pratos juninos. Pular refeições ou tentar enganar o organismo não é aconselhável.




Para aqueles que não conseguem resistir às tentações e vão apreciar os quitutes juninos sem cerimonias, deixando para pensar na boa forma ou até mesmo na saúde depois dos festejos juninos, a nutricionista alerta que será necessário um recomeço de dieta e voltar com força total às atividades físicas.




Para que todos possam aproveitar os festejos juninos com a saúde em dia, em boa forma e sem culpas, o São João Infonet selecionou algumas receitas da culinária típica desse período de guloseimas juninas nas versões diet e light. Lembrando que a moderação no momento de saborear as comidinhas é sempre importante.

Pamonha light

Pamonha Ligth (Foto: arquivo web) 



Ingredientes


4 espigas de milho grandes com palha

1 xícara (chá) de leite desnatado

3 colheres (sopa) de açúcar mascavo

adoçante culinário a gosto


Modo de preparo

Rale as espigas e junte o leite e o açúcar, misturando bem. Lave e passe por água fervente a palha de milho. Coloque uma dentro da outra formando um saco e amarre uma das extremidades com uma tira do próprio milho. Forme quatro sacos. Divida o recheio e amarre a outra extremidade. Numa panela com bastante água fervente coloque a pamonha para cozinhar durante 30 minutos. Retire e aguarde esfriar um pouco antes de servir.

Rendimento: 4 porções


Mungunzá Diet





Mungunzá Diet (foto: arquivo web) 



Ingredientes


1 pote de leite condensado diet

200ml de água

1 vidro de leite de côco

1 pacote pequeno de côco ralado desidratado

Canela em pau

2 litros de água

500g de canjica branca

1 litro de leite

1 pitada de sal

Modo de preparo:

Deixe a canjica de molho em bastante água, de véspera. No dia seguinte, descarte essa água, lave a canjica e leve a canjica com dois litros de água à panela de pressão, após a panela começar a dar o sinal da pressão, conte por mais ou menos 40 minutos. Apague o fogo, espere sair toda a pressão da panela e abra a tampa. Agora vamos temperá-la com o leite condensado preparado com os 200ml de água batido no liquidificador, como diz em sua própria embalagem, o leite de coco, o coco ralado, os paus de canela e a pitada de sal. Deixe ferver um pouco e pronto, é só experimentar!
Como manter o peso e a saúde em dia durante o São João? Como manter o peso e a saúde em dia durante o São João? Reviewed by Tiago Gomes on 08:17 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.