
1. Frutas vermelhas silvestres
Framboesas, amoras, mirtilos, morangos, todas são frutas que soltam o intestino porque são ricas em fibras.
Meia xícara de framboesa, por exemplo, contém 4 g de fibras. Estas frutas silvestres são uma maneira saborosa de estimular os movimentos dos músculos do cólon. Além disso, elas são cheias de antioxidantes que dão energia, previnem contra doenças degenerativas e nutrem o organismo.
2. Ameixas
As ameixas são ricas em fibras insolúveis e sorbitol, um laxante natural, que tanto ingerido através das ameixas secas quanto do suco de ameixa, proporciona alívio para o intestino preso.
As ameixas secas contêm muito mais fibras do que as frescas.
Pesquisadores da Universidade de Iowa, nos Estados Unidos, testaram o uso de ameixas secas, sem caroço, em comparação ao laxante natural psyllium, em 40 adultos que estavam constipados. Eles constataram que as pessoas que comeram ameixas tiveram mais evacuações com maior espontaneidade do que aqueles que receberam o laxante.
O suco de ameixa também é útil no alívio da constipação em bebês.
3. Maçãs
Uma maçã média com a pele fornece mais de três gramas de pectina, uma fibra que ocorre naturalmente nesta fruta e a coloca entre as que principais frutas que soltam o intestino.
Os altos níveis de pectina funcionam ajudando a aglomerar o excesso de toxinas nos intestinos e a lavá-los para fora do corpo.
As maçãs ajudam a manter o sistema digestivo funcionando adequadamente e, curiosamente, também podem ajudar em casos de diarreia. Isto porque a fruta é um agente de volume e ajuda a mover os resíduos através do seu sistema digestivo, em caso de constipação, mas também pode ajudar a firmar as fezes em casos de diarreia.
Durante os meses frios do inverno, experimente comer a maçã cozida, com um pouco de canela e mel.
4. Frutas secas
As frutas secas são uma escolha inteligente se você estiver com o intestino preso, pois elas contêm mais fibra do que as frutas frescas por porção. O processo de secagem concentra todos os nutrientes no fruto, bem como as fibras.
Uma xícara de passas, por exemplo, contém 7 gramas de fibras, enquanto uma xícara de uva contém apenas um grama. Além da uva passa, ameixas, bananas, maçãs, figos e damascos secos também são excelentes fontes de fibra.
Muitas destas frutas também têm vitaminas, minerais e antioxidantes que dão mais energia. Basta ficar atento, no entanto, ao fato de que apesar das frutas secas conterem mais fibras do que as frescas, elas também contém mais calorias e açúcar.
5. Kiwi
O kiwi é rico em fibras e tem baixo teor de açúcar, por isso pode ajudar a aliviar os sintomas da constipação e proporcionar outros nutrientes valiosos. Um copo da fruta oferece cinco gramas de fibra, além de duplicar a sua cota diária de vitamina C.
6. Laranja
Uma laranja grande dispõe de quatro gramas de fibras e apenas 86 calorias. Ela também é uma fruta cítrica que contém o flavonoide naringenina, que funciona como um laxante para ajudar a tratar casos de constipação.
O alto teor de fibra das laranjas atua como um estimulador natural para os músculos do intestino. Comer uma ou duas laranjas antes de dormir é uma ótima maneira de garantir o bom funcionamento do intestino no dia seguinte.
7. Abacate
Abacates são velhos conhecidos entre as frutas que soltam o intestino. Isso se deve à alta concentração de magnésio na fruta. Este mineral ajuda a relaxar os músculos intestinais, além de atrair água e amaciar as fezes durante a passagem do bolo alimentar pelo cólon.
Abacates são incríveis também porque ajudam a estabilizar os níveis de açúcar no sangue e atuam no tônus muscular em todo o corpo.
8. Pera
Peras são consideradas laxantes naturais e pode facilitar o movimento das fezes através dos intestinos.
Comer peras como parte de uma dieta saudável e equilibrada pode ajudar a combater a constipação. Além das fibras, esta fruta doce e suculenta é uma fonte natural de sorbitol, um laxante conhecido que funciona através da atração de água para o intestino grosso.
9. Abacaxi
Tomar suco de abacaxi é uma boa maneira de regular o sistema digestivo e evitar a constipação em primeiro lugar.
O suco é um laxante natural que ajuda a ter melhores movimentos intestinais e coloca a abacaxi entre as fruta que soltam o intestino, além de oferecer uma gama importante de nutrientes para a saúde.
10. Figo
Outra grande fonte de fibras, o figo pode facilitar a digestão e tornar as fezes mais suaves. Para potencializar o seu efeito laxante, o ideal é comê-lo com a pele, onde estão concentradas a maioria das fibras.
Ao comprar figos, procure frutas que são macias e suaves, que tenham uma cor profunda e cheiro fresco e levemente doce. Eles são frutas mais perecíveis e por isso é aconselhável para comprá-los apenas um dia ou dois antes de comê-los.
Figos secos têm vida útil de mais de um ano se armazenado de forma adequada e também são excelente remédio para a constipação.
11. Mamão
O mamão é uma boa fruta para adicionar à dieta para quem sofre de queixas digestivas, em particular a constipação. Ele é uma das melhores fontes de vitamina C, que ajuda a suavizar as fezes.
Além da vitamina C, que torna o mamão eficaz em promover a saúde digestiva, ele também contém papaína, uma enzima específica que digere proteínas, além de uma série de outros compostos ativos eficazes para aliviar o intestino preso.
A papaína é mais concentrada no mamão verde do que no maduro. A polpa de mamão verde é deliciosa quando cortada finamente e adicionada a saladas, uma forma muito apreciada pelos asiáticos.
12. Damascos
Estes frutos alaranjados são algumas das melhores frutas que soltam intestino, um remédio natural surpreendente para a constipação crônica. Sejam frescos ou secos, eles são uma boa fonte de fibras solúveis e insolúveis. Além disso, o damasco é uma excelente fonte de betacaroteno, um poderoso antioxidante.
Alguns estudos sugerem que o consumo de alimentos ricos em betacaroteno pode tratar os intestinos e reduzir as chances de desenvolver câncer de cólon.
Alimentos que ajudam o intestino a funcionar melhor
Ameixa: recheada de fibras
Essa fruta, principalmente a versão seca, é lembrada quando o assunto é intestino regulado, por esbanjar fibras insolúveis. “Elas melhoram o trânsito, pois se aderem às gorduras e açúcares, formando um bolo fecal consistente”, explica a nutricionista funcional e clínica Daniela Jobst (SP). Também ativa a produção de ácidos graxos, que ajudam no sistema imunológico e que servem como substrato para as boas bactérias. A ameixa tem substâncias que quebram os sais biliares e estimulam os movimentos peristálticos, como frisa o médico Alex Botsaris (RJ). Mas lembrese: para turbinar as fibras, aposte também em vegetais e verduras.
Porção indicada: 4 a 5 unidades por dia.
Tempo de espera para efeito: cerca de dois ou três dias.
Porção indicada: 4 a 5 unidades por dia.
Tempo de espera para efeito: cerca de dois ou três dias.
Quinoa: à prova de glúten
Este é um dos cereais que não contém glúten em sua composição, ao contrário do trigo, cevada, aveia, centeio e malte. Quem é celíaco, ou seja, intolerante a ela, sente mal- estar, vômitos, prisão de ventre ou diarreia se a consome. Quanto aos que não têm a doença celíaca, podem não ter nada. Mas alguns especialistas acreditam que, em excesso, o glúten pode grudar nas paredes intestinais e reter toxinas nesse órgão. Na dúvida, vale alternar o consumo desses cereais com a quinoa, que é rica em fibras e tem um alto valor proteico mais do que o milho ou arroz, outros cereais sem glúten.
Porção indicada: 1 vez ao dia.
Tempo de espera pra fazer efeito: depende de cada organismo.
Porção indicada: 1 vez ao dia.
Tempo de espera pra fazer efeito: depende de cada organismo.
Iogurte: morada dos probióticos
Essa bebida traz bactérias que se agregam à microbiota intestinal, equilibrando os tipos benéficos. “Elas regularizam a função intestinal, diminuindo diarreias, gases e constipação; normalizam o pH e ajudam a produzir enzimas essenciais para degradar nutrientes complexos”, descreve Daniella. Os principais probióticos são os lactobacilos e as bifidobactérias. Basta procurar itens com seus nomes no rótulo. É útil consumi-los após a ingestão de antibióticos, que podem acabar com esse exército natural do nosso intestino. Encontrados também em leites fermentados e sobremesas lácteas.
Porção indicada: um pote por dia.
Tempo de espera pra fazer efeito: em 15 dias, no máximo.
Essa bebida traz bactérias que se agregam à microbiota intestinal, equilibrando os tipos benéficos. “Elas regularizam a função intestinal, diminuindo diarreias, gases e constipação; normalizam o pH e ajudam a produzir enzimas essenciais para degradar nutrientes complexos”, descreve Daniella. Os principais probióticos são os lactobacilos e as bifidobactérias. Basta procurar itens com seus nomes no rótulo. É útil consumi-los após a ingestão de antibióticos, que podem acabar com esse exército natural do nosso intestino. Encontrados também em leites fermentados e sobremesas lácteas.
Porção indicada: um pote por dia.
Tempo de espera pra fazer efeito: em 15 dias, no máximo.
Lentilha e seus prebióticos
Essa leguminosa contém amido resistente, substância que não é digerida por nós, mas alimenta as bactérias boas do intestino. “Eles podem inibir a proliferação de micro-organismos patógenos (causadores de doenças) dando oportunidade aos benéficos se multiplicarem”, explica o médico nutrólogo Mohamad Barakat (SP). Também produz uma gordura de cadeia curta que é benéfica ao corpo, como ensina o médico nutrólogo Nelson Lucif Junior da Associação Brasileira de Nutrologia (Abran-SP), mas gera gases. Ela tem outros benefícios: fibras e o poder de reduzir a absorção de gorduras e aumentar o bolo fecal.
Porção indicada: 2 vezes por semana
Tempo de espera pra fazer efeito: cerca de 5 dias.
Porção indicada: 2 vezes por semana
Tempo de espera pra fazer efeito: cerca de 5 dias.
Conheça os Alimentos e Frutas que Regulam seu Intestino
Reviewed by Tiago Gomes
on
06:32
Rating: