Além de emagrecer, a cirurgia bariátrica pode trazer a cura para a diabetes relacionada ao excesso de peso, pois a diminuição da gordura corporal faz com que o organismo volte a tolerar melhor o açúcar no sangue.
Nessa operação é feita uma redução do tamanho do estômago ou do intestino para favorecer a perda de peso, sendo indicada para pacientes com IMC maior que 40 kg/m2, que representa a obesidade mórbida.
Vantagens da cirurgia bariátrica
Além da perda significativa de peso, a cirurgia bariátrica também traz benefícios relacionados às doenças associadas à obesidade, como melhoria e cura de doenças como:
- Hipertensão arterial;
- Insuficiência cardíaca;
- Insuficiência respiratória;
- Asma;
- Diabetes;
- Colesterol alto.
Essa operação também traz vantagens sociais e psicológicas, como diminuição da depressão e aumento da autoestima, da interação social e da mobilidade física.
Indicações da cirurgia bariátrica
A cirurgia bariátrica está indicada para pessoas entre 16 e 65 anos, que tenham:
IMC maior que 40 kg/m2, sem perda de peso mesmo com acompanhamento médico e nutricional comprovado.
IMC menor que 40 kg/m2 e presença de outras doenças em estágios graves, como pressão alta, diabetes descontrolada, gordura no fígado e colesterol alto.
Além disso, essa operação também pode ser feita em idosos com mais de 65 anos, sendo necessário avaliar o estado de saúde com cuidado para ter aprovação da equipe médica.
Como se preparar para a cirurgia
Antes da cirurgia é necessário passar por consultas com o cirurgião, o cardiologista, o clínico geral, o psicólogo e o nutricionista, e os exames feitos são:
- Exame de sangue;
- Exame de urina;
- Exames para verificar a presença de HIV e hepatite B e C;
- Exame de gravidez para mulheres em idade fértil;
- Eletrocardiograma;
- Raio-X de tórax;
- Ultrassom abdominal;
- Endoscopia pra verificar a presença da bactéria H. pylori no estômago.
Além disso, é necessário que o paciente tenha consciência das opções de técnicas cirúrgicas, dos riscos e dos benefícios desse procedimento.
Tipos de cirurgias bariátricas
Os tipos de cirurgia bariátrica são:
- Banda gástrica: coloca-se um anel em volta do estômago que faz com que ele diminua de tamanho, o que contribui para uma menor ingestão de alimentos;
- Bypass gástrico em Y de Roux: retira-se a maior parte do estômago, ligando-se o início do intestino à pequena porção restante do estômago, diminuindo a quantidade de comida tolerada;
- Gastroplastia vertical com bandagem: são usados grampos para fechar uma parte do estômago, fazendo com que seu tamanho fique menor do que o normal;
- Derivações Biliopancreáticas: retira-se uma parte do estômago e a maior parte do intestino delgado, principal região onde ocorre a absorção de nutrientes, fazendo com que a maioria dos alimentos não seja digerida.
O tipo de operação a ser utilizado deve ser escolhido juntamente com o médico, de acordo com as condições clínicas e preferências do paciente. Essas cirurgias podem ser feitas com o corte normal no abdômen ou por videolaparoscopia, onde apenas pequenos cortes são feitos durante a operação.
Riscos da cirurgia bariátrica
Os riscos da cirurgia bariátrica estão ligados principalmente à quantidade e gravidade de doenças associadas à obesidade, sendo as principais complicações:
- Embolia pulmonar, que é o entupimento de um vaso sanguíneo do pulmão, causando dor intensa e dificuldade para respirar;
- Sangramento interno no local da operação;
- Fístulas, que são pequenas bolsas que se formam nos pontos internos da região operada;
- Vômitos, diarreia e fezes com sangue.
Normalmente essas complicações surgem ainda durante o período de internamento hospitalar, e são rapidamente resolvidas pela equipe médica. No entanto, dependendo da gravidade dos sintomas, pode ser necessário fazer uma nova operação para corrigir o problema.
Além disso, é comum que após a cirurgia bariátrica os pacientes apresentem complicações nutricionais como anemia, deficiência de ácido fólico, cálcio e vitamina B12, podendo ocorrer também desnutrição nos casos mais graves.
Cirurgia bariátrica emagrece e pode curar a diabetes
Reviewed by Tiago Gomes
on
05:02
Rating: